O distanciamento social causado pelo enfrentamento da Pandemia gerada pelo COVID 19 aumentou a produção de resíduo doméstico. E por isso, é uma boa hora para reavermos hábitos e construirmos um consumo consciente.

A preservação do meio ambiente está ligada a pequenas atitudes individuais, como economizar água, fazer a separação do lixo e dar a destinação correta para eles.

O lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade e não pode ser reciclado, enquanto o resíduo pode ser reutilizado ou reciclado. Quando separamos o nosso lixo, ele passa a ser um resíduo e pode ser encaixado em um dos três grupos a seguir:

  • Resíduo Seco: É tudo que pode ser reutilizado, como papelão, metais (aço e alumínio), papel, plástico e vidro.
  • Resíduo Úmido (Orgânico): São as sobras de alimentos e restos de jardins, como folhas secas e podas. Esses materiais são reciclados e transformados em adubo pelo processo de compostagem simples.
  • Rejeito: São aqueles que não podem ser reutilizado, como fraldas descartáveis, papéis higiênicos, guardanapos com restos de alimentos, entre outros.

Quando fazemos a reciclagem, aliviamos os aterros sanitários, economizamos recursos naturais e ajudamos famílias que tem como fonte de renda a coleta e venda desses materiais. Por isso, este é um ato de extrema importância.

Para começar, a nossa dica é: Coloque duas lixeiras na sua cozinha, faça a separação do Resíduo Úmido e Seco diariamente e atente-se para o dia em que a coleta seletiva passa pelo seu bairro.

Você realiza a separação na sua casa? Começou agora? Conte para nós suas experiências.