Podemos definir como Saneamento básico a junção de ações que tem a finalidade de prevenir doenças e promover saúde, melhorando a qualidade de vida de toda a população e garantindo a preservação do meio ambiente. Assim, através do Saneamento Básico a população tem acesso a abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

O acesso a água tratada, coleta e tratamento de esgoto, reduz o número de internações por causa de doenças advindas do contato direto com água contaminada, sendo assim, pôde-se dizer que a saúde pública está diretamente ligada ao saneamento básico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada um real investido em saneamento básico há uma economia de quatro reais para a saúde pública.

Mas qual a relação do Saneamento Básico e a Pandemia de COVID 19? Bem, o saneamento básico é um forte aliado para ajudar a prevenção da contaminação.

O COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, ela é transmitida facilmente de uma pessoa para outra e o melhor método de prevenção é a higienização da mão frequentemente com água e sabão. Porém, dados divulgados em 2018 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) indicam que aproximadamente 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água em casa, fator que os impossibilita manter uma boa frequência de higienização para prevenir doenças.

Um estudo recente nomeado “Prolonged presence of SARS-CoV-2 viral RNA in faecal samples” publicado na revista The Lancet, aponta que é possível que o RNA do vírus continue a ser eliminado nas fezes dos pacientes infectados por muitos dias. A situação fica mais preocupante quando é relacionado ao esgoto, o SNIS indica que em 2018, cerca de 53% da população brasileira não tinha acesso a coleta de esgoto, ou seja, 110 milhões de pessoas tem seu esgoto desposto de maneira incorreta, sendo exposta a várias doenças que podem ser transmitidas pelas fezes.

Portanto, o Saneamento Básico está ligado com o bem-estar e a saúde da população e deverá ser alvo de grande investimento no futuro.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo para mais detalhes!