O plástico, ao mesmo tempo que é versátil, barato de produzir e com alta durabilidade, também é responsável pela maior parte da poluição marinha.

A produção de plástico cresceu exponencialmente de 2,3 milhões de toneladas em 1950 para 448 milhões no ano de 2015. Em 2015, foram gerados mais de 6,9 bilhões de resíduos plásticos, onde apenas 9% foi reciclado enquanto 79% foi acumulado em aterros e no meio ambiente.

A cada ano, é estimado que cerca de 18 bilhões de libras em resíduos plásticos vão para os oceanos, e até nos dias de hoje é estimado que 700 espécies marinhas consumiram estes resíduos plásticos.

Mas após décadas de poluição, a consciência mundial vêm aumentando e tomando iniciativas, como a proibição dos canudos plásticos, afim de controlar a disposição inadequada destes resíduos.

Grandes empresas como a Disney e Starbucks anunciaram que irão banir o uso de canudos plásticos a partir do ano de 2019 e 2020 respectivamente. A Disney irá banir os 175 milhões de canudos que são utilizados a cada ano nos parques e a Starbucks irá substituir seus canudos por uma nova tampa plástica especial. A companhia aérea United Airlines, irá começar a substituir os canudos plásticos por alternativas biodegradáveis de bamboo.

No Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a criar uma Lei para combater a este problema ambiental. Em Julho deste ano, foi sancionado o Projeto de Lei n° 1691 de 2015, responsável por proibir a distribuição de canudinhos plásticos em estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques. A partir desta data, a vigilância sanitária já começou a fiscalizar quais estabelecimentos já se adequaram a nova lei. Para aqueles que ainda estiverem utilizando o canudo plástico, poderá ser aplicada uma multa que poderá chegar até R$ 6 mil reais.

Além disso, já foi sancionada no Rio de Janeiro, no mês de Junho deste ano, a Lei n° 8006 de 2018, proibindo os supermercados e estabelecimentos comerciais de distribuírem sacolas plásticas descartáveis, sendo estas substituídas por bolsas reutilizáveis ou biodegradáveis.

Você pode encontrar mais informações nos links abaixo:

https://www.nationalgeographic.com/environment/2018/07/ocean-plastic-pollution-solutions/

https://www.nationalgeographic.com/environment/plastic-facts/

https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/cidade-do-rio-de-janeiro-sanciona-lei-que-proibe-canudos-plasticos/