Que o Brasil é um país que tem uma grande biodiversidade a gente já sabe, porém, novos estudos vêm mostrando que somos mais ricos do que imaginávamos.

Isso é o que nos mostra o artigo “O futuro dos ecossistemas tropicais hiperdiversos” (“The future of hyperdiverse tropical ecosystems”), recentemente publicado na conceituada revista Nature. Com a participação de 17 pesquisadores, entre eles 4 brasileiros, e sob a coordenação do britânico Jos Barlow, foi desenvolvida a maior revisão de dados sobre a biodiversidade dos trópicos.

A região tropical do nosso planeta funcionou como refúgio de biodiversidade durante as glaciações que ocorreram no passado, fazendo com que em uma área de apenas 40% de superfície terrestre possa ser encontrada uma elevada biodiversidade. Quase todos os corais de águas rasas, 91% das aves terrestres e mais de 75% dos anfíbios, mamíferos terrestres, peixes de água doce, formigas, plantas com flores e peixes marinhos passam ao menos uma parte de suas vidas na região tropical.

No Brasil, o estudo mostrou que possuímos cerca de um quarto de todos os peixes de água doce do mundo, bem como 16% das aves, 12% dos mamíferos e 15% de todas as espécies da fauna e flora mundial. Estes são números surpreendentes! Já até eram esperados pela comunidade científica esses valores, porém os dados se encontravam dispersos e só agora foram compilados.

Apesar dessa imensa biodiversidade, os cientistas alertam para o fato de que, em breve, podemos perder grande parte dessas espécies. A falta de políticas de conservação e monitoramento desses ecossistemas, juntamente com a pressão antrópica e as mudanças climáticas, podem acelerar uma perda de biodiversidade sem precedentes.

A Equilíbrio Soluções Ambientais acredita que os trabalhos de consultoria ambiental podem ser grandes aliados da conservação da biodiversidade no Brasil, atuando na formação de um grande banco de dados e fomentando ações de mitigação de impactos ambientais.

E aí, gostou dessa matéria? Continue acompanhando nosso site e nossas redes sociais para ficar por dentro de notícias como essa e de vários outros temas ligados a área ambiental.

Para acessar o artigo completo clique aqui.