Em janeiro, a China parou por causa do novo coronavirus, batizado como COVID-19. Foi o início da pandemia que causou a paralização de diversas regiões da China – principalmente na província de Hubei, de onde surgiram os primeiros casos do vírus – e posteriormente, do mundo todo. Hubei, que tem como capital a cidade Wuhan, onde foi detectado o primeiro caso de COVID-19 em dezembro de 2019, é também um dos principais polos industriais do país.

É importante destacar que a China é o país que mais polui a cada ano no planeta, responsável por quase um terço das emissões globais. A quarentena rígida imposta pelo Governo Chinês, causou a paralisação da indústria local, diminuição do trânsito e toda atividade a base de combustíveis fosseis, o que acarretou uma diminuição nas emissões de poluentes. Imagens feitas pelo satélite Copernicus Sentinel-5P e disponibilizadas no site da Nasa, mostram que houve uma redução considerável na concentração de Dióxido de Nitrogênio (NO2) no intervalo entre 1 de janeiro a 25 de fevereiro de 2020 na China.

China em janeiro de 2020 (Foto: NASA)

China em fevereiro de 2020 (Foto: NASA)

 

 

 

 

 

 

 

 

O NO2 é um gás extremamente tóxico e irritante. Ele causa de ardências nos olhos a problemas respiratórios. No meio ambiente, em contato com a atmosfera pode reagir com radicais de hidroxila presentes no vapor d’água, provocando chuva ácida pela formação do Ácido Nítrico (HNO3). Além disso, o NO2 tem um papel importante na reação que resulta em oxidantes fotoquímicos como o ozônio, responsável pelo smog fotoquímico.

No Brasil, há limites para a emissão de poluentes no ar, regulamentadas pelo CONAMA e coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente, IBAMA e Órgãos Estaduais. O empreendimento que se enquadra na emissão de poluentes listados na legislação, deverá adequar ao limite de emissão e produzir relatórios para o órgão competente.

O seu empreendimento está com os relatórios em dia? Tem alguma dúvida sobre a legislação vigente? Nós da Equilíbrio Soluções Ambientais estamos à disposição para lhe ajudar.

Link da NASA